quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Breve relato de uma ex aluna


Quando me propus a escrever sobre este tema, muitos assuntos passaram em minha cabeça. Fiz uma pequena viagem mental e relembrei diversos educadores que de algum modo passaram por minha vida. Pensando neles, foi possível reviver diversos momentos , alguns agradáveis e outros que, melhor seria permanecerem no esquecimento. Aprendi muito no convívio com estas pessoas. De todas sempre busquei extrair o que de melhor tinham a proporcionar e muitos dos meus antigos professores tiveram muito a me acrescentar, alguns, porém, talvez o melhor ensinamento foi a de serem um exemplo a não ser seguido.
Enfim, nos atenhamos aos bons momentos... Que saudades da “tia” Penha, minha primeira professora, ainda na educação infantil, tinha apenas cinco anos. Fechando os olhos, ainda é possível lembrar com certa nitidez o quanto era uma pessoa doce, carinhosa, meiga e atenciosa. Recordo também que ela contava muitas historinhas.
Não lembro como foi meu processo de alfabetização, propriamente dito, mas lembro da professora que me ensinou a ler e a escrever, foi a encantadora e acolhedora Luzinete. Nunca a vi gritar com nenhuma criança, era de uma ponderação e de uma paciência invejáveis.
O destaque do Ensino Fundamental foi Regina Célia, professora de História. Extremamente exigente... Deus me livre chegar em sua aula sem ter lido o capítulo “X”, ou sem ter respondido as questões “Y”. Ela tinha uma metodologia muito interessante para corrigir as tarefas, deslizava o dedo sobre os nomes do Diário de Classe e escolhia um nome. Em quase todas as suas aulas, durante os quatro anos em que fui sua aluna, por mais que fazia minhas preces para que seus dedos não encontrassem meu nome no Diário, eles sempre encontravam, para meu desespero. A situação era quase uma tragédia para mim: dava taquicardia, tremor nas pernas e sudorese nas mãos e quando ela finalmente dizia: "quero ouvir a resposta de...Rosiane Nunes" eu quase infartava. Sobrevivi. Com tudo isso, tenho verdadeira paixão por História. Anos mais tarde, indo trabalhar na mesma escola que ela, soube que este método era para os tímidos exercitarem sua oralidade.

Já na graduação, no curso de Pedagogia, tive muitos professores, daqueles dois tipos: os para não serem lembrados e os para jamais serem esquecidos. Deste último time, lembro com muito carinho da querida mestra Terezinha, professora da disciplina de Legislação Educacional. Por detrás daquele jeito sério, rigoroso e exigente tão típico de sua descendência alemã, escondia-se uma pessoa carismática, solidária, sensível, inteligente e, acima de tudo, competente. E que competência! Sabia do que falava e por isso, sempre o fazia com muita propriedade. Ela foi responsável pelo meu interesse pelas políticas educacionais. Devo também a ela, ser a profissional da educação que me tornei.

Hoje sou Pedagoga naquela minha primeira escola...aquela de educação infantil em que outrora fui aluna da “tia” Penha.

A minha homenagem a estas professoras acima citadas, e a todos os Professores deste imenso Brasil. O meu carinho, meu respeito e admiração a estes profissionais tão importantes na formação dos sujeitos, mas que infelizmente nem sempre são devidamente reconhecidos como tal.


Abraços aconchegantes a todos e todas.

Rosiane Nunes


Obs.: O presente texto faz parte de uma Blogagem Coletiva, intitulada “Professores do Brasil” em homenagem ao Dia do Professor, promovida Pelo amigo Valdeir Almeida do blog http://ponderantes.blogspot.com

6 comentários:

  1. Rosiane,

    Interessante sua história. Você teve professores que marcaram sua vida, principalmentte a Tia Penha. Ela inspirou você a ser hoje uma educadora, e, o que é mais bonito ainda, ensinar na escola em que estou quando criança.

    Obrigado por contribuir com esta blogagem.

    Beijos.

    (Seu link já está lá no post da blogagem. Se puder, vá lá e veja o que os outros blogueiros falaram sobre o tema).

    ResponderExcluir
  2. Rosiane,

    Belíssima homenagem, este é o melhor presente que um professor pode receber - ser lembrado com carinho.

    Eu também pensei em citar meus mestres preferidos, desisti com medo de esquecer algum.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu relato. Alguns mestres realmente marcam nossa mente e coração. Tem um selinho para você no meu blog. Fique a vontade para aceita-lo ou não. Um abraço e sucesso,
    Edila

    ResponderExcluir
  4. Queridos amigos,
    Muito obrigada por sua visita e comentários...
    VALDEIR, agradeço pela oportunidade, foi um prazer participar da blogagem coletiva. Com certeza, irei sim, prestigiar as outras postagens.
    AMARA, realmente quando são muitos as pessoas especiais, sempre corremos o risco de esquecermos alguém.Obrigada por sua participação.
    EDILZA, é verdade, alguns marcam muito mesmo. Claro que aceitarei o selinho, fiquei super feliz, adorei!
    BIG ABRAÇO A TODOS
    BEIJOCAS

    Rosiane

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto! Alguns professores marcam nossa vida realmente e merecem todo nosso carinho.
    Parabéns, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra, respondi seu coments lá no dihitt.
    Adorei sua visitinha.
    beijinhos

    ResponderExcluir