sábado, 20 de fevereiro de 2010

Universo ao nosso redor


Era sexta-feira, o sol quase do meio dia e o calor estavam quase a tostar o cérebro. Saí, desci a ladeira bem depressa, passei por várias ruas e avenidas até, enfim, chegar ao ponto de ônibus e embarcar num coletivo lotado. Cheguei ao Terminal e novamente à espera de um outro coletivo. Rapidamente busquei um lugar à fila que logo em seguida foi ficando imensa.
Havia saído do serviço meia hora mais cedo e estava simplesmente radiante com a ideia de almoçar em casa, passar os olhos na molecada que deixei dormindo quando saí pela manhã...pensei: “quem sabe, com sorte ainda sobra tempo para dar uma molhadinha no esqueleto antes da segunda jornada do dia”?
O silêncio dos meus pensamentos foi interrompido por uma cena que acontecia ali próximo: Uma menina que beirava os seus 14 ou 15 anos chegou próximo a um jovem senhor que se encontrava à minha frente na fila e logo após os cumprimentos e uma breve conversa tratou de entrar à sua frente na fila.
Seria um fato corriqueiro e banal não fosse a intervenção realizada pelo moço que, indignado pela atitude da menina dissera-lhe que deveria entrar ao final da fila como todo mundo...a menina ainda tentou argumentar dizendo que ficaria de pé, não ocupando assim qualquer assento. Ele com firmeza reprovou a ideia e propôs então que ela permanecesse em seu lugar e ele sim iria para trás. Totalmente constrangida ela em vão soltou um “mas pai?”, (abre parêntesis...dali em diante nós, os outros enfileirados que acompanhávamos o episódio de camarote, entendemos tratar-se de pai e filha, o que deixava a cena ainda mais curiosa...fecha parêntesis...). Percebendo que a situação era inegociável, lá se foi a menina para o final da fila, tendo sido acompanhada por seu pai.
Após o caso passado um casal que estava atrás de mim parecia não acreditar no que viram, demonstrando-se inconformados iniciaram um burburinho e dentre as muitas coisas que falaram houve uma frase de um rapaz que muito intrigou: “Isso não é educação, isso já é ignorância...até parece que eu não iria deixar um filho meu entrar na minha frente”...
Puxa, eu fiquei pensando nisso ainda por algum tempo... Hoje os valores estão mesmo tão virados de ponta a cabeça a ponto de uma atitude que deveria fazer parte de nossa rotina acaba sendo considerada algo tão excepcional e ridicularizada por alguns.
Eu particularmente ainda não tinha presenciado nada semelhante e confesso que fiquei surpresa e maravilhada com o episódio. Embora a menina tenha ficado um pouco constrangida o que vale é a lição que seu pai lhe dera acerca de valores éticos. Sim, porque seja furar filas, jogar lixo no chão, usar assentos reservados para idosos deixando-os de pé e/ou uma série de outros ‘pequenos’ deslizes não são apenas falta de educação, trata-se de falta de ética, pois foge aos limites do individual e afeta o coletivo.
O bem comum é o princípio da ética social e se queremos um universo ao nosso redor mais justo, mais harmonioso cabe a nós fazermos a nossa parte.
Citando Mahatma Gandhi “SEJA A DIFERENÇA QUE VOCÊ DESEJA VER NO MUNDO”.
Que assim seja
!


By
créditos da imagem: img.olhares.com/data/big/91/917732.jpg
Rosiane Nunes

8 comentários:

  1. Rosi gostei da historia,atos assim nos fazem pensar que o mundo ainda tem jeito.

    ResponderExcluir
  2. Ei Sumie,
    E tem que ter jeito, né amiga?!
    Atitudes assim com certeza nos inspira a pensar que podemos construir esse mundo melhor que tanto almejamos...
    E se, às vezes, não nos é possível mudar em grandes escalas pelo menos podemos contribuir com pequenas ações no nosso dia-a-dia e no final das contas um detalhe pode fazer toda a diferença.

    Grande abraço!
    :) Rosi

    ResponderExcluir
  3. Nossa essa história é quase sureal pros dias de hoje onde todos correm a favor dos seus proprios interesses gostei muito do post

    ofereci um selo pro seu blog
    da uma olhada la no meu blog

    ResponderExcluir
  4. Marcos,
    Parece mesmo inacreditável...Mas que bom que, ainda que raramente, prevaleça o bom senso em alguns seres humanos, não é verdade?
    Amei o selo, valeu!
    Forte abraço
    :) Rosi

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário e pela su presença. bjs

    ResponderExcluir
  6. Por nada, amigo. É sempre uma satisfação passar pela sua página.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Ou Também como esta escrito nas Escrituras Sagradas: faça aos outros o que queres que os outros te façam. Parabéns pelo belo post pois retrata algumas situações do nosso dia a dia que sempre merecem uma intervenção com sabedoria a fim de evitar constragimentos ou melindres...

    ResponderExcluir
  8. Se não retomarmos nossos valores, em bem pouco tempo, muito poucas pessoas continuarão a agir como esse pai e muito provavelmente aplaudirão esse rapaz.
    Linda sua história, Rosi. Só é pena que ela realmente seja verdadeira.
    Abraços
    Sônia Borba

    ResponderExcluir