quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RECONHECENDO POSSÍVEIS SINAIS DE ABUSO CONTRA CRIANÇA


Na postagem anterior -“Maus tratos contra crianças e adolescentes”, busquei fazer um apanhado dos principais tipos de maus tratos cometidos contra crianças e adolescentes, dentre eles a negligência, a violência física e o abuso sexual.

Mas, como reconhecer e/ou identificar possíveis sinais de maus tratos cometidos contra crianças? E o que podemos fazer?
Alguns estudos apontam que dentre os sinais apresentados pelas crianças vítimas de abuso, estão: distúrbios no sono; distúrbios na aprendizagem; altos níveis de ansiedade; comportamento agressivo; apatia ou isolamento; tristeza; abatimento; comportamento sexual inadequado para sua faixa etária; desconfiança de adultos; choro sem causa aparente; fraturas, feridas, contusões “inexplicadas” ou explicações incoerentes; desordem alimentar.
Vale ressaltar, que os possíveis sinais de abuso mencionados, isoladamente, não significam necessariamente prova de que uma criança esteja sendo negligenciada ou vitimada, mas podem servir como um alerta para que pais, familiares, educadores e sociedade em geral tenham um olhar mais atencioso para com esta criança que pode estar necessitando de socorro. Nessas horas, vale agir com cautela, bom senso e segurança.

Se você souber ou desconfiar que uma criança esteja sendo vítima frequente de maus tratos, abuso físico ou sexual e não sabe exatamente onde ou a quem recorrer, saiba que você pode e deve denunciar. Para fazer sua denúncia, basta ligar para 100, que é o número do Disque-denúncia Nacional de Combate à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.
O combate desta violência passa pela denúncia! Não se calar é extremamente importante para tentar diminuir os casos de violência contra crianças e adolescentes.

Rosiane Nunes

30/09/09


Nota: Este texto faz parte da 2ª edição da Blogagem Coletiva promovida pelo Pr. Adolfino do blog Inspirações Matinais e acompanhada por alguns membros do dihhit.

8 comentários:

  1. Amada Rosiane cheguei aqui através do Dihitt, e realmente gostei muito do conteúdo de seu blog, você agrega um trabalho exemplar, parabéns.
    Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Carlos,
    Eu só tenho a agradecer por suas gentis e sinceras palavras. Muitíssimo obrigada!

    Rosiane

    ResponderExcluir
  3. Rosiane
    Eu penso que todo tipo de violência é inaceitável mas, contra crianças é abominável.Parabéns pelo blog maravilhoso, que tive o prazer de conhecer agora.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Cara Vera,
    Concordo com você e assino embaixo do que disse, ou seja, todo e qualquer violência é inaceitável, contra crianças então...
    Agradeço pelo carinho e pelo elogio, vindo de você que tem um blog que é um exemplo de organização e capricho, fico ainda mais lisonjeada.
    Beijos para ti

    Rosi

    ResponderExcluir
  5. Como vítima de violência doméstica agradeço e apóio todos os amigos blogueiros que tentam de alguma maneira nos ajudar!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Querida Sissym,
    Obrigada por sua participação, você aqui é sempre muito bem vinda!
    A união faz a força, por isso blogueiros unidos nesta causa comum, no intuito maior de darmos um basta à violência.

    Muita paz!

    Rosi

    ResponderExcluir
  7. Olá Morena Jambo!

    Todas essas informações são extremamente úteis, por isso quanto mais divulgadas, melhor! Esse é o papel de pessoas compromissadas com o bem-estar coletivo!
    Apenas um breve adendo: a observação (das crianças) deve extender-se para além dos limites da casa. Bom lembrar que a maioria dos traumas, nos quais são vitimadas as crianças, são fruto de agressões e constrangimento ocorridas na escola e no entorno dessa. E o pior: os agressores, são também crianças! Por isso, é fundamental a educação e a cultura pela Paz!

    Bjo =)

    ResponderExcluir
  8. Aurélio,
    Surpresa boa você por aqui!
    Obrigada por suas palavras e observações (muito relevantes, por sinal), às quais eu concordo e assino embaixo.

    Grande beijo

    Rosi

    ResponderExcluir