quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ameaça de descredenciamento de pediatras em Vitória


Há tempos que a população da Grande Vitória – região metropolitana do Espírito Santo- vem sofrendo com atendimentos precários e superlotação nos prontos socorros infantis e hospitais públicos, gerados pelos mais diversos motivos.
Agora, o fantasma da superlotação, dos atendimentos relâmpagos e precários também começa a chegar aos consultórios particulares e conveniados, sobretudo por conta de uma crise entre os profissionais da pediatria e as empresas de planos de saúde. E essa crise não é de agora, ele persiste já há algum tempo, inclusive sendo discutida em âmbito nacional. Cada região com sua especificidade, mas a reivindicação é basicamente o reajuste no valor das consultas, que os profissionais alegam estar defasado. A categoria alerta ainda para a desvalorização da pediatria, pois conforme alguns relatos os médicos já tem evitado fazer essa especialização e, como consequência da desvalorização, manter um consultório pediátrico tem se tornado cada vez mais difícil e muitos consultórios acabam fechando suas portas.
Na Grande Vitória, os pediatras ameaçam parar de atender pelos planos a partir de março, caso as operadoras não atendam as suas reivindicações.
Se por um lado o intento da categoria é justo e legítimo, por outro, já se pode imaginar quem é que vai literalmente pagar as contas... E mais uma vez a população “terá que pagar para ver”. Seja a população que utiliza o Sistema Único de Saúde, que querendo o não sofrerá os efeitos do descredenciamento tendo os problemas agravados; Seja os usuários dos planos de saúde que terão que pagar pelas consultas. E neste caso é bom que os usuários fiquem atentos, pois pelo código do consumidor pagar duas vezes pelo mesmo serviço é um pagamento indevido, devendo o usuário buscar ressarcimento por parte das operadoras. A propósito, não vi o PROCON estadual se pronunciar a esse respeito, é bom ficarmos de olho!!!

Rosiane